Chávez recusou o pedido do principal candidato da oposição para um debate: "Um debate, mas com quem? Um debate com quem?”, respondeu Chávez ao ser questionado por jornalistas, sempre reagindo com ironia e desprezo a um possível embate com o principal opositor, a quem se referiu na campanha, entre outros epítetos, como “o perdedor”.
Em jogo, estão outros seis anos no poder para o presidente Hugo Chávez, que assumiu em 1999, ou uma guinada rumo à oposição, liderada pelo candidato Henrique Capriles. No entanto, para muitos venezuelanos, o prospecto de mais seis anos de chavismo é preocupante.
Três cabos eleitorais de Capriles foram assassinados a tiros no início do mês ao tentar entrar num comício no estado-natal de Chávez, Barinas. Diante de tanta pressão, muitos temem a eclosão de episódios de violência interpartidária.
As eleições de 7 de Outubro, na Venezuela, são vistas como as mais disputadas em mais de uma década.
Na dúvida, os venezuelanos têm ido ao supermercado, abastecer-se. Alguns, por temerem de fato uma convulsão social pós-eleitoral, outros, apenas para se fornecerem de bebidas alcoólicas: a Lei Seca decretada no período eleitoral é levada a sério na Venezuela. Policiais passam nos bares e restaurantes, fiscalizando. Nem nos hotéis é permitido servir bebidas alcoólicas nesse período.
A Venezuela tem uma das maiores taxas de homicídio do continente - 48 por 100 mil habitantes, de acordo com estatísticas do ministério do Interior de 2011. Sequestros e assaltos ainda são comuns em áreas urbanas.
O que significa dizer que a criminalidade também será um grande desafio para o vencedor do pleito de domingo, ao lado da alta inflação e da economia praticamente dependente do petróleo.
Henrique Capriles,fez da segurança uma das questões centrais do seu programa e sublinhou que, na Venezuela, morre uma pessoa a cada 30 minutos devido à violência e, a cada oito horas que passam há um sequestro. No discurso de fim de campanha, perante milhares de pessoas e agradecendo ao actual presidente, Hugo Chávez, pelas coisas boas que fez, sublinhou, no entanto, que "o seu ciclo termina". A ver vamos.
Sem comentários:
Enviar um comentário