quarta-feira, 17 de outubro de 2012

definitely. . . the story of a pakistani girl

definitely. . . Malala Yousufzai



Aos 14 anos lutava por acreditar que, a escola e o direito a estudar, são para todos. Tão fundamental como a liberdade.

Enquanto pesquisava na web informação sobre esta criança contei às minhas filhas o que se tinha passado. Expliquei-lhes que ela tinha sido vitima de um tipo de ódio capaz de quebrar qualquer coração, pelo desrespeito pela vida, especialmente de alguém tão jovem. Vítima do radicalismo e do terror.

Foi difícil para elas perceber como é que havia um país onde matavam as crianças por quererem ir à escola, principalmente porque é que era "crime" querer ir à escola!

Ainda agora elas estão a tentar compreender e perguntam-me: "mas essa criança é assim tão poderosa para a quererem matar?"; "nesse país pode-se matar?" e "as outras meninas também vão morrer?"



Malala é uma criança especial. Ganhou um Prémio Nacional da Paz e em 2011 foi indicada para o Prémio Internacional da Criança da Paz. Escreveu um diário para a BBC sob o pseudónimo de Gul Makai, onde contava a sua vida sob o olhar de desprezo dos Talibãs. A maioria dos seus textos contavam as suas idas para a escola e os obstáculos que ela enfrentou na tentativa de alcançar uma educação.

E lembrou ao mundo quanto poderosa é a educação.

Malala ficou famosa pelo seu trabalho em prol da educação feminina após publicar um blog na BBC Urdu (site da rede de comunicação britânica no Oriente Médio), em 2009, com textos nos quais descrevia a sua vida após o decreto dos Talibãs que proibia as meninas de frequentarem a escola.

Este pode ser o momento de mudança para o povo paquistanês. Que a dedicação inabalável de Malala possa servir de inspiração. Ela luta para viver e a sua coragem pode de fato ser um catalisador para a mudança. Só o tempo o dirá.


“Eu não me importo de sentar no chão da escola. Tudo o que eu quero é ter educação. E eu não tenho medo de ninguém”
Malala Yousufzai



Sem comentários:

Enviar um comentário