domingo, 14 de outubro de 2012

definitely. . . invisible scars

Verbal abuse hurts too. And its violence too.

Herb Ritts photography


A violência verbal é uma agressão emocional, tão ou mais grave que a física, e é o comportamento típico de quem ameaça, rejeita, humilha, descrimina... compulsivamente.
Sem esquecer a violência moral que é caracterizada pela injuria, calunia, difamação.
A maioria das vítimas são mulheres casadas e crianças, porém, a violência também pode ocorrer no namoro, entre casais divorciados e casais do mesmo sexo. As pessoas envolvidas podem ser casadas ou não, ser heterossexuais ou homossexuais, viver juntas, separadas ou namorar.Insultos, gritos, humilhação, ameaças e intimidação são algumas das "armas" utilizadas na violência verbal.




Muitas vezes o abuso psicológico é a única forma de abuso entre pessoas, talvez por se tratar de uma atitude menos detectada como politicamente incorrecta.

O abuso psicológico e verbal é, tão ou mais prejudicial que o abuso físico, e caracteriza-se por rejeição, depreciação, discriminação, humilhação, desrespeito e punições exageradas.


Existe em iguais proporções em homens e mulheres.

Trata-se de uma agressão e calunia que não deixa marcas corporais visíveis, mas emocionalmente causa cicatrizes indeléveis para toda a vida.








Insulto ou ofensa é uma forma de violência verbal, em que geralmente o agressor utiliza-se de palavras - verdadeiras ou não, com exageros ou não - que visam humilhar de alguma forma ou atingir um ponto fraco da vítima.

A violência da arrogância  do orgulho, do despotismo, do silencio silenciado...

Refiro todos aqueles que por momentos, na sua intimidade, são violentos psicológicos e fora são socialmente gentis e queridos.






Infelizmente estas violências acontecem de uma forma constante e este turbilhão de sentimentos e emoções deixa uma questão: qual a linha ténue que separa o equilíbrio do desequilíbrio?

O crime de Violência psicológica é público, ou seja, qualquer pessoa pode prestar a queixa. Não precisa necessariamente ser a vítima: uma denúncia anónima pode salvar uma vida.



Sem comentários:

Enviar um comentário