segunda-feira, 8 de outubro de 2012

definitely. . . The Show Man, did it again.



Chávez eleito presidente, derrota Capriles.


A era Chávez colocou a Venezuela no mapa do mundo, sendo o país menos desigual da América Latina. O modelo económico venezuelano combina socialismo e mercado e Chávez fez da integração sul-americana o núcleo da sua politica internacional. Concentrou-se nos mais pobre e ganhou ódios e duvidas na classe média.

Esta eleição ofereceu caminhos distintos para resolver os problemas que preocupam verdadeiramente os venezuelanos: as infra-estruturas decadentes, os elevadíssimos índices de criminalidade e a polarização política.

Reorganizar os serviços públicos, enfrentar a pobreza, assumir a insegurança publica e parar a violência são os problemas que estão em jogo para os venezuelanos, bem como a trajectória ideológico do seu país.

A influência de Chávez sobre os governos de esquerda na América Latina muitas vezes irritou os Estados Unidos, o maior parceiro comercial da Venezuela. A Venezuela é o quarto maior exportador de petróleo para os Estados Unidos. Apesar da estreita relação económica, os dois países não são propriamente aliados próximos: Chávez frequentemente assume-se contra os EUA e os seus aliados "imperialistas".

Para complicar ainda mais a relação EUA-Venezuela, Chávez é aliado do iraniano Mahmoud Ahmadinejad, defende o ex-líder líbio Muamar Kadafi e até oferece o seu apoio ao líder da Síria, Bashar al-Assad.



Esperemos que Chávez gere as mudanças necessárias e consiga mudar o esquema de liderança, compreendendo que a sociedade vem se desenvolvendo e mudando.

O povo, maioritariamente, apoia-o, mas mostra que agora, a palavra do presidente não tem mais de ser imposta, mas sim ser consensual e uma procura dos desejos dos sectores populares.

Mudou a relação do povo com o seu líder.

"agora o país pode viver em paz"
palavras de Chávez, ontem, no discurso da vitoria.

Haja grandeza nestas palavras, uma vez que metade do país não está de acordo com esta opção.



Sem comentários:

Enviar um comentário